quinta-feira, 11 de março de 2010

Sobre as águias e os relacionamentos...


Após ler A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana, de Leonardo Boff , comecei a questionar uma série de reducionismos.
E em meio aos questionamentos, um me fez refletir mais demoradamente: a que temos reduzido os nossos relacionamentos? E alguns podem questionar: mas o que a águia tem a ver com os relacionamentos?
Eu respondo usando os dados colhidos por Boff sobre o comportamento das águias: Um casal de águias entretém uma relação de fidelidade por toda a vida. Eles caçam, montam o ninho, incubam os ovos, buscam o alimento para os filhotes juntos. Há uma relação de mutualidade, interdependência. Ambos dividem tarefas e compartilham a vida.
Outro dado extremamente interessante é que o casal de águias não se acasala apenas objetivando a procriação, a multiplicação da espécie ou nos momentos do cio, em certos períodos do ano. Tal qual o ser humano, o casal copula com frequência e em qualquer época do ano, como expressão de companheirismo amoroso, como afirma Boff.
O espetáculo do encontro se dá no ar, num entrelaçar de garras e num vôo que só termina quando embevecidos pela paixão, se deixam cair para então iniciar outros vôos e abraços de garras na imensidão do céu. Só depois se acasalam. Ah, não posso deixar de informar-lhes que só a morte separa o casal.
É o que se diz sobre as águias. Mas, e sobre nossos relacionamentos? Reciprocidade, fidelidade, divisão de tarefas, de sonhos, de objetivos, de vida... Penso que as águias tem muito a nos ensinar. Então, eu lhes convido à reflexão. Pensemos na águia como protótipo do relacionamento e nos deixemos voar na imensidão do céu, a fim de encontrarmos, no abraço de garras, um entrelaçar de vidas, na queda embevecida ao chão, impulso para outro vôo, e outros vôos que se repitam durante toda a vida numa fidelidade e companheirismo amoroso tal qual o fazem as águias, porque é melhor voar a dois.



Melhor é serem dois do que um... Pois se caírem, um levantará o seu companheiro... Também, se dois dormirem juntos, eles se aquecerão. (Eclesiastes 4:9-11)

“Eu conheço a imensidão do céu, pássaro que sou, mergulharei de vez... Duzentos por hora, ou algo mais, na velocidade de encontrar você, te merecer, voar, sem ter aonde chegar. E de lá do céu, formaremos dois em um só (...).
Sigo meu instinto animal, cruzo mil fronteiras garimpando amor, semeador... De tanto voar achei você! Melhor é voar a dois. Amanheceu, é hora de voar”. (Mikael Mutti)

4 comentários: