terça-feira, 16 de março de 2010

Lidando com a injustiça

Pensar em um mundo caótico e não considerar a questão da injustiça é quase impossível. Mas e quando essa injustiça se refere a Deus? Seria Deus injusto por permitir que o mal abata a "bons" e "ruins"?

Em algum momento da vida nos defrontamos com o sofrimento, com a dor, com a tragédia. E nesses momentos, olhar para Deus como um pai amoroso e cuidadoso fica mais difícil. E que resposta dar aos que, decepcionados, buscam uma resposta que lhes possa aliviar a carga da alma? Seria então a resposta da "louca" mulher de Jó: "Amaldiçoa a Deus e morre", a mais adequada?Penso que não. Definitivamente NÃO!
Negar a Deus e concordar com a possibilidade de ele consentir com a injustiça, ou mesmo não ter PODER suficiente para interferir nas quesões que nos aflingem, seria reafirmar o que um rabino chamado Kushner concluiu: "até mesmo Deus encontra dificuldades para manter o caos sobre controle". Mas não penso estar aí a resposta para a indagação que introduz este texto.
Negar a potência de Deus é mais uma das respostas que se busca para entender a injustiça do mundo. No entanto, pensar nessa questão suscita uma série de outras...
Só nos resta concordar com Jó. A vida é injusta! Só que podemos encará-la sob outra perspectiva. Mas qual seria? Ninguém está isento da tragédia, nem o próprio Deus. Lembrem-se que Jesus não ofereceu nenhuma imunidade ao sofrimento.
Guarde no coração as palavras de um homem que diante do infortúnio percebeu que ainda que a vida seja injusta, Deus não é.

"Se desenvolvermos um relacionamento com Deus independente das circunstâncias de nossa vida, então seremos capazes de ficar firmes quando a realidade física se desmoronar. Podemos aprender a confiar em Deus apesar de toda a injustiça da vida." (Douglas)

5 comentários:

  1. Acredito que o que mais nos prejudica na compreensão da justiça de Deus é o fato de sempre utilizarmos referenciais humanos para tentar compreender a divindade, nossa mente não alcança a perfeição... ops... tá na hora da aula... depois escrevo um post no meu brog com meu ponto de vista... Adorei Ly, excelente como sempre...

    ResponderExcluir
  2. muito bom o texto ly... creio que muitas vezes o sofrimento, as dificuldades, servem para nos moldar a sermos mais sensiveis,(comentário a parte. beijão...

    ResponderExcluir
  3. Parabens... otimo texto... não espero pouco de você

    ResponderExcluir